As faces mais jovens caracterizam-se por um desenho de face que se assemelha a um triângulo invertido (com a ponta para baixo). Isto porque, as maçãs do rosto são altas e volumosas, e a mandíbula definida.
Durante o processo de envelhecimento ocorrem uma série de fenómenos em todas as camadas do rosto, desde alterações a nível ósseo, muscular, ligamentar, na camada de gordura e à superficie da pele.
Um dos mais notórios e que produz a inversão do triângulo de jovialidade, é a perda de volume e gordura da face. A mandíbula fica mais ampla e as bochechas descaídas, havendo uma acumulação de gordura em compartimentos da face onde antes não havia (formando sulcos, como o sulco nasogeniano e jowls).
O objetivo dos tratamentos estéticos é a reposição do
volume perdido, através da utilização de materiais de preenchimento, devolvendo a sustentação à face e possibilitando o triângulo da jovialidade de volta.
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis que contêm ingredientes que promovem a ativação do fibroblasto, célula que irá produzir colagénio e elastina, dando firmeza à pele. Existem determinados bioestimuladores que conseguem fazer um certo efeito de preenchimento, como o Radiesse (marca registada), visto conter na sua composição uma susbtância parcialmente reabsorvível, a hidroxiapatita de cálcio.
O ácido hialurónico é um material de preenchimento reabsorvível e que de forma natural existe no nosso organismo. Os preenchimentos com ácido hialurónico permitem corrigir perdas de volume e devolver um aspecto mais jovem e firme à face.
Existem ácidos hialurónicos com reticulação diferente dependendo da localização da face onde será colocado.
Tem dúvidas? Gostaria de saber mais informações sobre algum tratamento?